A vez do torcedor !

Para nós torcedores , que vivemos literalmente às margens dos gramados de futebol , façamos um canal para se fazer ouvir nossa voz. Somos anônimos , muitas vezes negligenciados e feitos de palhaço. Mas ainda assim , sempre seremos o maior patrimonio de um clube. Respeitem-nos pois é o torcedor que faz o futebol ser um espetáculo.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

LDU campeã da Libertadores

A LDU foi melhor que o Fluminense nas cobranças de penalties , e conquistou o título inédito da Libertadores para o clube e para a nação , o Equador.

Como havia relatado no texto de ontem , venceu quem "errou menos". Sim , pois em um confronto equilibrado como este , o jogo seria decidido nos detalhes. E os jogadores do Fluminense acabaram errando mais.

Também registrei ontem que quem quisesse vencer , teria que ter " nervos de aço". Os jogadores da LDU certamente tiveram , principalmente o goleiro Cevalõs. Na realidade o time inteiro teve , pois suportaram a pressão do Maracanã até o fim , mesmo sabendo que mais um gol tomado seria fatal.

Então , se analisarmos sobre esta ótica , para os equatorianos , chegar aos penalties já era lucro. E para o Flu , podemos dizer que cometeu o mesmo erro da LDU em Quito. Ou seja , deveria ter "matado" o jogo no segundo tempo. Dava. Nas duas ocasiões , tanto para um como para o outro , dava para ter definido.

Pela falta de tranquilidade demosntrada nas cobranças dos penalties , penso se Renato Gaúcho trabalhou a equipe para enfrentar esta situação. A insegurança era visível. Tanto que os principais artilheiros erraram suas cobranças. Até Thiago Neves , o heroi da noite até aquele momento.

Os designados para fazer as cobranças pelo Flu , basicamente seriam os atacantes , mas eu acho que a ordem deveria ser invertida. Ou seja , Dodô deveria ser o primeiro a cobrar. Dada a importância e necessidade da primeira cobrança ser convertida em gol. Dodô estava menos cansado , pois entrou no segundo tempo , e é o jogador mais "frio" e experiente da equipe.

Faltou catimba para os brasileiros. Sobrou catimba para o herói Cevalõs. Ele venceu a parada sozinho , quando a situação estava literalmente em suas mãos.

De qualquer forma , as duas equipes estão de parabéns pelo belo espetáculo proporcionado. Jogando às margens da Eurocopa , os sulamericanos também fizeram a festa do futebol.

Nenhum comentário: