A vez do torcedor !

Para nós torcedores , que vivemos literalmente às margens dos gramados de futebol , façamos um canal para se fazer ouvir nossa voz. Somos anônimos , muitas vezes negligenciados e feitos de palhaço. Mas ainda assim , sempre seremos o maior patrimonio de um clube. Respeitem-nos pois é o torcedor que faz o futebol ser um espetáculo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

...e o Santos é o Brasil na Libertadores ( Na verdade , o único sobrevivente )

A noite de ontem acabou com os sonhos de quatro dos cinco representantes brasileiros na Copa Libertadores.

Internacional , Gremio , Cruzeiro e Fluminense foram varridos sem dó da competição por seus respectivos adversários , Penãrol/URU , U.Católia/CHI , Once Caldas/COL e Libertad/PAR.

O engraçado , se é que tem alguma graça neste fiasco todo , é que as equipes brasileiras tinham conseguido bons resultados nas partidas de ida (com exceção do Gremio que perdeu em casa por 2x1) o que tornou a eliminação de todos um tanto surpreendente.

Mesmo com as vantagens obtidas , todos tomaram pau. Alguns em casa e outros fora , de uma forma em que mostrou total fragilidade do futebol brasileiro. Sim , pois o país estava representado por equipes tradicionais , tendo além destes cinco clubes , mais o Corínthians que nem sequer conseguiu passar para a fase de grupos , sendo eliminado precocemente pelo Tolima/COL , precedendo a decepção que os demais clubes brasileiros também teriam no torneio.

Sobrou o Santos , que passou apertadinho pelo América/MÉX. Quem assistiu ao jogo de volta , teve a sensação que o Peixe literalmente conseguiu sobreviver , pois tomou tamanha pressão do adversário que ficou claro que os mexicanos só não avançaram porque não foram eficientes na conclusão dos vários lances de gol , que para a sorte dos brasileiros foram todos perdidos.

Faltou muito pouco para a eliminação total dos brasileiros. Talvez se os mexicanos tivessem valorizado mais a Libertadores que o campeonato local , fato que fez com que o time atuasse com reservas no jogo de ida na Vila Belmiro , onde mesmo assim perderam apenas pela contagem mínima de 1x0 , a sorte dos santistas poderia ter sido diferente. Ou melhor , igual ao dos conterraneos frustrados.

A ducha fria mostrou a realidade do nosso futebol. A decepção substituíu a empolgação que havia quando todos os times brasileiros avançaram na competição , dando a falsa ilusão de supremacia do futebol brasileiro na América do Sul.

Devemos notar que , curiosamente , os algozes dos brasileiros são todos de países diferentes , e o que é mais interessante ainda , dentre eles não há nenhum time argentino , nossos maiores rivais e historicamente sempre pedra no sapato tupiniquim.

-O que está acontecendo então? - O futebol brasileiro que caiu ou os adversários que melhoraram? Seja qual for a resposta , o dia 04 de Maio serve de alerta e entra para a história como um acontecimento que deve ser cuidadosamente analisado.

Necessitamos de melhores e eficientes organizações em nossas federações para que o futebol brasileiro não se deteriore de vez e vá na contra-mão de todo o desenvolvimento que se expande entre outros países , inclusive em nossos vizinhos sul-americanos , até então meros coadjuvantes nos torneios continentais.

Ficamos na torcida para que a lição deste fiasco todo , traga mudanças e melhorias significativas , e que são indiscutivelmente necessárias a ponto de novamente os clubes brasileiros serem os protagonistas principais das Libertadores e não , relegados a figurantes , como foram desta vez. Afinal , nada acontece por acaso. Muito menos esta eliminação em massa.

Acorda Brasil!


















Nenhum comentário: