A vez do torcedor !

Para nós torcedores , que vivemos literalmente às margens dos gramados de futebol , façamos um canal para se fazer ouvir nossa voz. Somos anônimos , muitas vezes negligenciados e feitos de palhaço. Mas ainda assim , sempre seremos o maior patrimonio de um clube. Respeitem-nos pois é o torcedor que faz o futebol ser um espetáculo.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eurocopa : Uma lição de futebol

A Eurocopa segue firme dando espetáculos.

Ao contrário do que se vê aqui no Brasil , a Europa nos dá a oportunidade de assitirmos ao futebol espetáculo. Um verdadeiro culto a este esporte. Não tem malandragem , juiz safado , cartola corrupto , nada que desmereça o futebol.

É claro que não dá nem pra comparar. Afinal , em matéria de organização , o futebol brasileiro engatinha.

É o futebol jogado da melhor maneira. Simples na essência , porém eficiente e leal. Quem ganha comemora , quem perde sabe que o outro foi superior. Não tem esta de reclamar do juiz. Até porque lá não se praticam este tipo de delito.

-Sabe por que? -Porque na própria sociedade os crimes são raros. Existe o culto à decencia do ser humano. O respeito para com o próximo. Lá ninguém passa por cima de ninguém , pois aprenderam que a sociedade só evolui quando seus membros praticam a idoneidade.

Jamais um juiz europeu irá "meter a mão" em um jogo para favorecer certa equipe. Ainda mais diante de grandes públicos presentes e muitos outros acompanhando o evento pela TV.

Tanta organização tem seu preço. Os clubes europeus faturam alto , porque conseguiram incorporar o sentimento de confiança ao futebol. Lá não tem jogos com " cartas marcadas".

É isto que torna o futebol uma atividade atraente. É quando se sabe que o vencedor será sempre aquele que jogar melhor. Não aquele que "paga".

Juízes brasileiros , aprendam com isto. Sejam honestos em seus propósitos e valorizem suas profissões. Aliás , valorizem-se a si mesmos. Ou mais , tenham respeito pelo menos para com suas mães.

O torcedor não é bobo. Tanto que há muito tempo , o futebol brasileiro deixou de ser levado a sério por aqui e pelo mundo afora. Seja por parte de torcedores ou jogadores.

A maior prova disto é a popularidade crescente de outros tipos de esportes no Brasil , como vôlei , basquete , fórmula 1. O que , convenhamos , não deixa de ser uma coisa muito boa , pois mostram toda a capacidade e eficiência do atleta brasileiro. No caso dos jogadores de futebol , muitos preferem jogar no Iraque do que aqui.

A pior coisa é começar a partida sabendo que tem "figurinha-carimbada" no jogo , o que é muito comum nos campeonatos brasileiros. Sempre na forma de juíz e bandeirinha. Isto é muito ruim pro jogador. Péssimo pro torcedor , que vai desacreditando no esporte a cada lambança.

Chegará a hora em que o Brasil deixará de ser o país do futebol. Se é que já não perdeu este posto!...

Nenhum comentário: