A vez do torcedor !

Para nós torcedores , que vivemos literalmente às margens dos gramados de futebol , façamos um canal para se fazer ouvir nossa voz. Somos anônimos , muitas vezes negligenciados e feitos de palhaço. Mas ainda assim , sempre seremos o maior patrimonio de um clube. Respeitem-nos pois é o torcedor que faz o futebol ser um espetáculo.

domingo, 27 de março de 2011

Indignação marca amistoso da Seleção

O Brasil venceu a Escócia hoje por 2x0 em amistoso na cidade de Londres. A partida jogada no Emirates Stadium foi marcada por uma manifestação racista por parte da torcida local.

Em uma atitude abominável , alguns torcedores jogaram bananas no campo. É inacreditável que em um país de primeiro mundo ainda possa acontecer uma coisa destas. Se trata de uma pobreza de espírito que vai na contra-mão de tudo que prega o referendo da valorização humana.

Constrangedor para quem é atingido , ruim para a nação de quem pratica atos imorais desta natureza , ainda mais porque tanto o Brasil quanto a Inglaterra são países multi-raciais.

Esperamos que os torcedores do mundo todo façam sua parte vestindo as camisas de seus clubes e torcendo de modo pacífico como tem que ser , pois o futebol como todos os esportes , é uma atividade de interação universal onde a língua falada é uma só: a de paz e confraternização acima de tudo.

Não é ao acaso que se entoam os hinos nacionais e os atletas se cumprimentam antes e depois das partidas , independente de quem saiu vitorioso. O vencedor será sempre o torcedor , desde que não macule a sua presença com atos abomináveis como a segregação racial por exemplo.

Jogos entre Seleções tem tudo para ser um espetáculo. Agora , se o jogo deixar a desejar , paciência. Mas não cabe nunca à torcida fazer o papel feio , pois é muito deprimente quando isto acontece.

E o futebol , como o mais popular esporte do mundo , jamais deve ser palco de atentado contra os direitos humanos. Só se conseguirá abolir estes gestos quando houver uma punição severa contra os marginais praticantes em questão , talvez erradicando-os dos estádios para que nunca mais eles possam assistir a uma partida de futebol nas arquibancadas.

Nenhum comentário: